2timoteo

Carta aos Romanos

2ª CARTA A TIMÓTEO

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* 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO:

 

 

 

Esta tocante carta foi escrita por Paulo a seu 'mui amado filho' pouco antes do seu martírio (4.6-8), e contém as últimas palavras do grande apóstolo que a inspiração preservou.

 

"Segunda Timóteo (em comum com 2 Pedro, e 2 e 3 João) trata do andar pessoal e do testemunho de um verdadeiro servo de Cristo em dias de apostasia e decadência (1.15). As igrejas na Asia não se tinham debanda o, nem cessado de se chamarem cristãs, mas tinham abandonado as doutrinas da graça reveladas mediante o apóstolo Paulo. Esta era uma prova de que a apostasia já tinha começado na sua primeira fase: o legalismo.

 

"'As divisões naturais são quatro:

 

1) A saudação apostólica (1.1-18).

2) O caminho de um servo aprovado de Deus em dias de apostasia (2.1-26).

3) A apostasia e a Palavra (3.1-17).

4) Um fiel servo e seu fiel Senhor (4.1-22)" (Scofield).

 

 

 

ANÁLISE DE 2 TIMÓTEO

 

Introdução (1.1,2).

 

a) Paulo anela por Timóteo (1.3-5).

 

1. O fornecimento pessoal para o ministério (1.6 a 26).

1.1. As qualidades essenciais (1.6-18).

1.1.1. O zelo, e seu incentivo (6,7).

1.1.2. A coragem, e seu incentivo (8-12).

1.1.3. Á persistência, e seu incentivo (13-18).

 

1.2. A disciplina necessária (2.1-26).

1.2.1. Seu dever para consigo (1-7).

1.2,2. Seu dever para com a verdade (8-14).

1.2.3. Seu dever para com a igreja (15-26).

 

2. O cumprimento público do ministério (cap. 3 a 4.8).

2.1. A mudança vindoura (cap. 3).

2.1.1. O mal que devia ser enfrentado (1-9).

2.1.2. O encorajamento para enfrentá-lo (1017).

 

2.2. O apelo final (4.1-8).

2.2.1. A coisa por fazer (1,2).

2.2.2. O motivo de fazê-la (3-8).

 

b) Paulo anela por Timóteo por causa de si mesmo (4.9-18).

 

Conclusão (4.19-22) — (Scroggie).

 

 

MENSAGEM DE 2 TIMÓTEO

 

"A segunda carta contrasta, em muitos sentidos, com a primeira. Na primeira, a casa de Deus está em ordem, com tudo que é necessário para conservar a piedade que convém a essa casa. Existe um fundamento que permanece firme, e aquilo que se tem tornado 'uma grande casa', com seus vasos, não somente para honra mas também para desonra. Não se fala mais de anciões nem de diáconos. Cada um. precisa, pelo visto, resolver por si mesmo, e agir por si mesmo, ainda que tudo esteja contra ele...

 

"Não se fala de melhoramento de tal condição. Precisamos encará-la, não num espírito de covardia, mas com firme confiança naquele que permanece sempre o mesmo; sendo sustentados de acordo com os conselhos divinos a nosso respeito antes que houvesse a Igreja e o mundo. O apóstolo mostra-se mais espiritual do que nunca; com a luz da eternidade nos olhos e o reconhecimento de que seu bom combate está terminado, deixa seus companheiros da fé sem o recurso de qualquer poder apostólico.

 

"A partida de Paulo deste modo é significativa. Ele não vai com a simpatia e comunhão de todo o povo de Deus, como havíamos de imaginar, pois os da Ásia o tinham abandonado; dos que o rodeavam em Roma somente dois ou três lhe têm proporcionado completa satisfação. As circunstâncias são as mais tristes que se podem imaginar, mas o Céu ainda brilha, e o caminho resplandece com a glória divina até terminar no dia perfeito que se aproxima" (Grant).

 

Objeto e conteúdo da Epístola. Um dos fins desta epístola foi pedir a Timóteo que viesse depressa ter com Paulo (4.9), porque os outros seus amigos o tinham abandonado, à exceção do seu fiel companheiro Lucas. (Veja-se 4.10-12.) Desejava a presença de Timóteo e de Marcos (estando já inteiramente sanada a antiga indisposição para com este), para que ambos pudessem animá-lo nas suas provações, e auxiliá-lo na obra do ministério (v. 11) — (Angus).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª CARTA A  TIMÓTEO CAPÍTULO 1

 

Neste capítulo temos recordações (1-5); exortações (6-14); reconhecimentos (15-18).

Notemos outra vez "misericórdia " na saudação. Vemos ainda: a importância de uma consciência pura preparada por antepassados piedosos (v. 5); o que o Evangelho revela (v. 10); o cristão não se envergonha de sofrimentos (vv. 12, 16); o que Onesíforo fez, etc.

 

"Podemos notar que Paulo:

 

1) Dá graças (1-5), referindo-se ao passado.

2) Exorta (6-14), isto com referência ao futuro. Timóteo é exortado a ter zelo (6,7), coragem (8) e lealdade (13,14).

3) Reconhece (15-18). Um reconhecimento é com lágrimas, outro com regozijo, e notemos que é sobre este último que ele se demora mais" (Scroggie).

 

Notemos na V.B. versículo 9, "antes dos tempos eternos" e ficamos pensando que, no caso dos tempos serem realmente "eternos", é difícil imaginar um tempo "antes" da eternidade. Almeida tem "tempos dos séculos". Grant traduz "antes do período das épocas", e explica assim: "As dispensações, de fato, não tinham começado quando Deus deu esta promessa. A inocência tinha terminado, Deus na sua graça tinha lançado mão da sua criatura caída, e isso em vista de uma bênção futura que desfaria todas as conseqüências da Queda".

 

Sobre "o modelo das sãs palavras", diz Grant: "A doutrina, embora correta, não é bastante; precisa ser 'na fé e na caridade que há em Cristo Jesus'. A verdade deve ser recebida no coração disposto e obediente, e apreciada pela alma atraída por ela, provando o poder que ela traz"

 

"Misericórdia à casa de Onesíforo" (v. 16). C. & H. entendem que Onesíforo era já falecido, mas devido ao seu procedimento exemplar o apóstolo invocou uma bênção sobre a sua família.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª CARTA A  TIMÓTEO CAPÍTULO 2

 

 

Sete características (1-13). Neste capítulo o cristão é contemplado sob sete diferentes aspectos:

 

filho (1);

soldado (3);

atleta (5);

lavrador (6);

obreiro (15);

vaso (20); e

servo (24).

 

A maior parte destas relações requer atividade, propósito, energia, entusiasmo, persistência, coragem, altruísmo.

 

No versículo 11 temos mais uma "palavra fiel", e até o versículo 13 uma lista das consolações com que podemos contar. "O versículo 13 não quer dizer que Cristo nos salvará quer creiamos, quer não, mas antes que Ele não pode anular a sua declaração que 'quem crê não será condenado' (Mc 16.16)" (Scroggie).

 

Nos versículos 11-13 encontramos mais uma das citações tão características das Epístolas. Parece ser citada de um hino cristão. (C.H.)

 

Conselhos Cristãos (14-'26). "Neste capítulo o apóstolo expõe a disciplina necessária para quem aspira ao ministério cristão, e aponta a Timóteo seu dever para consigo mesmo (1-7), seu dever à verdade (8-14), e seu dever à Igreja (15-'26). Aqui temos diversas instruções e sugestões. Por exemplo:

 

a) Palavras ou trabalho? (14-17).

b) A Igreja de Deus permanece (19). Ela é chamada "o firme fundamento" de Deus.

c) A casa e os vasos (20,21). A casa não é o mundo nem a Igreja. É o cristianismo, isto é, a totalidade da gente que se chama cristã.

d) A verdadeira fraternidade, e as pessoas com quem devemos associar-nos (22).

e) A possibilidade da restauração.

 

Leiamos o versículo 26 assim: "Desprendendo-nos dos laços do diabo havendo sido cativos dele e submetendo-nos (a vontade de Deus" (Scroggie).

 

Algumas vezes o versículo 21 tem sido mal interpretado, como se ensinasse crente afastar-se de crente. A obrigação do crente é "purificar-se destas coisas Não é possível purificar-nos de vasos, mas de quaisquer coisas que desonram a Deus. E ao mesmo tempo que nos afastamos de qualquer erro que haja em nosso irmão, apeguemo-nos a ele por ser membro de Cristo e do mesmo Corpo místico de que nós também fazemos parte.

 

O versículo 22 ensina-nos de que devemos fugir, e com quem podemos seguir:certamente com "os que, com um coração puro, invocam ao Senhor". É possível que certos crentes ignorem muitas verdades que nós sabemos, ou que saibam muitas verdades que nós ignoramos, mas podemos andar com eles até onde eles andam com Deus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª CARTA A  TIMÓTEO CAPÍTULO 3

 

Corrupção nos últimos tempos (1-9). Aqui temos um terrível quadro do desenvolvimento do pecado nos últimos tempos. Estes vinte diferentes aspectos da depravação podem não ser evidentes na mesma pessoa, mas não seria impossível descobrir todos eles representados entre todas as classes do povo. E, contudo, nem todos apresentam pessoalmente tão terríveis características.

Felizmente conhecemos muitos, mesmo entre os descrentes, que são pacíficos, honrados, altruístas, leais e até amáveis.

 

O crente, reprovando em si todo o pecado, confessa: "Pela graça de Deus, sou o que sou".

 

"Este é o trecho dos 'amantes'. A palavra ocorre cinco vezes no grego: Amantes de si mesmos (2); do dinheiro (2); sem amor para os bons (3); sem amor para com Deus (4); mais amantes dos deleites (4)" (Scroggie).

 

Para entender quem eram Janes e Jambres, podemos consultar Êxodo 7.11. "Segundo o Targum de Jônatas, estes eram os nomes tradicionais dos feiticeiros que resistiram a Moisés" (C.H.)

 

Exortação a perseverar na sã doutrina (10-17), Paulo lembra a Timóteo que ele tem acompanhado de perto o exemplo apostólico e assim aprendido por sua própria observação qual o procedimento cristão em todas as variadas circunstâncias da vida. Quão freqüentemente Paulo se apresenta como modelo para os outros imitarem, e quão raramente nós fazemos o mesmo!

 

Nos versículos 15-17 0 apóstolo salienta o sumo valor das Escrituras para instruir e enobrecer a vida cristã, afirmando que seu valor é não somente único mas suficiente "para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra".

 

Durante os séculos, cristãos eruditos têm procurado verificar quais os livros religiosos que podem incluir na lista de "Escrituras divinamente inspiradas " ("graphê theopneustos"), e sobre a maior parte há completo acordo. Contudo, os romanistas incluem diversos livros que os evangélicos chamam "apócrifos". Por outro lado, a Igreja Ortodoxa rejeita alguns que nós incluímos, como 2 Pedro. 2 e 3 João, Judas e Apocalipse.

Um dos manuscritos bíblicos mais antigos do mundo "o Códex Sinaiticus" inclui a Epístola de Barnabé. O cânon ou catálogo dos livros sagrados não foi determinado desde o começo por qualquer autoridade apostólica, mas pela percepção espiritual da Igreja. Quando, afinal, o Concilio de Trento pronunciou-se, muito mais tarde (no ano 1550) sobre o assunto, resolveu incluir no cânon os chamados "livros apócrifos".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª CARTA A  TIMÓTEO CAPÍTULO 4

 

 

Evangelização (1-5). Neste pequeno trecho temos uma urgente e comovente exortação a pregar a Palavra.

 

O serviço do pregador deve ser:

 "diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo",

deve ser feito tendo em vista a "sua vinda e o seu reino";

deve realizar-se, em todo o tempo, com repreensão do pecado, com exortação à fé, com instrução na verdade e com toda a longanimidade;

sim, deve realizar-se com um espírito que compreenda o perigo do pecador, compadece-se de seu estado, e cuida do seu bem-estar espiritual.

 

Cada pregador precisa atender às quatro exortações do versículo 5.

 

Paulo prevê a sua morte (6-22). "Este é um dos mais comoventes trechos da literatura bíblica; é a revelação dos pensamentos e do coração de um grande homem na presença da morte. Vemos aqui como um cristão pode e deve morrer.

Notemos estas três coisas:

a) O vigor espiritual de Paulo perante a morte: 'Estou pronto'.

b) Seu notável resumo da vida cristã: 'Combati, acabei, guardei'.

c) Sua visão sublime da felicidade futura; a coroa reservada; o Salvador que vem.

"Embora contemplasse o fim, Paulo não perdeu seu interesse na vida, nem no ministério do Evangelho.

 

Pelo versículo 6 parece que o fim chegara, mas dos versículos 11,13 vemos que Paulo estava contando com mais algumas semanas ou meses. Como se explica isto? Tem sido sugerido que entre os versículos 8 e 9 veio um intervalo em que Paulo compareceu perante seu juiz, sem que a sentença fosse pronunciada. Essa seria a 'primeira defesa' do versículo 16.

 

O interesse humano e divino deste trecho é muito grande. Note-se especialmente o que se diz de Demas, Marcos e Alexandre" (Scroggie).

 

O versículo 6 é parecido com Filipenses 1.23. Nos tempos antigos era costume derramar uma "libação" de vinho ou outro líquido sobre os sacrifícios, e Paulo compara-se com uma essa libação.

 

"Também enviei Tíquico a Efeso" (v. 12). Se entendermos que Timóteo estava em Éfeso, então Tiquico seria o portador da Epístola (C. H.)

 

 

 

 

 

 

 

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